As transformações no visual de Lara Croft no decorrer dos anos

Por: Jessica Diniz

Tomb Raider: Atlantean Scion foi o primeiro jogo estrelando Lara Croft, lançado em 1996, teve uma repercussão em todo o mundo, nunca existiu até então uma personagem aventureira que buscava artefatos, um jogo verdadeiro de exploração e aventura, com uma personagem que possui elementos peculiares e característicos, uma exploradora de shorts, pistola duplas e cabelos presos e trançados. Rapidamente, virou um símbolo, um sex appeal. Entretanto, Lara Croft teve seu visual alterado no decorrer dos 22 anos, transformando-a em uma heroína com vestimentas que agradariam ainda mais o público gamer feminino, deixando de lado o visual exagerado e "surreal". 


Período clássico


O período clássico de Tomb Raider, marcado pelo Tomb Raider 1 a Tomb Raider Chronicles, onde Lara usava suas vestimentas clássicas, coletando artefatos, com tema inspirado no Egito na maioria das vezes, com um level design em 3D que foi uma grande inovação para época, onde não havia foco na evolução no personagem, já que esta, não possui medo de enfrentar os desafios em seu caminho, onde o gameplay era baseado em atirar nos inimigos e resolver desafios no decorrer dos níveis, obviamente, essa forma clássica não desagradou de nenhuma forma o público em geral, porque foi exatamente isso que transformou a senhorita Croft em um ícone!  Até Tomb Raider Underworld, Lara Croft tinha em seu guarda roupa, roupas bem chamativas, como um biquíni em Legend ou o seu maio de mergulho em Underworld. 
Focar nesses pontos tornou o seu cartão de visistas de vendas, fazendo com que Croft saísse até na revista para entretenimento adulto, opppss!! 

Entretanto, nota-se que Tomb Raider foi feito para homens, até porque foi feito por homens, já que vimos que no decorrer dos anos Croft foi hiper sexualizada, claro que isso não a fez menos pior, mas ela é uma símbolo feminino e não deveria ser tratada como um símbolo sexual. No decorrer dos anos, Croft teve suas medidas alteradas, ficando cada vez mais próxima da realidade, com o Reboot de 2010, vimos a história mudar, e isso foi positivo apesar de ter desagradado algumas pessoas, porém, houve algo que deixou triste, até a singela escritora de vossa matéria, o fato de ter deixado para trás as pistolas duplas ou suas tranças, mas devemos aceitar algumas evoluções, até as pessoas do mundo real, faz alterações em seus visuais, correto? 

Mudanças positivas


O Reboot alterou o guarda roupa de Croft, e ainda, focou na evolução da personagem, assim, os próximos Tomb Raider seguiu a mesma essência, evoluindo as mecânicas anteriores e acrescentando novos elementos.  Muito embora, as mudanças tenham chocado fãs de longa data, agora temos uma protagonista forte que não precisa necessariamente ter roupas curtas para chamar atenção ou ter o seu cartão de visitas este ponto, é o que vemos, por exemplo, com a protagonista Ellie de The Last of Us, o que eu quero dizer é que, muito embora isso agrade o público masculino, não é o essencial para um ícone. Hoje, Tomb Raider estar presente em nossos corações independentemente de suas vestimentas. 
E se você gosta do passado, não há problema também, Shadow of the Tomb Raider e Rise of the Tomb Raider tem as vestimentas clássicas para relembrarmos! 

Acredito que o que eu mais sinta falta em relação ao passado, não é mesmo suas vestimentas, mas sim a sensação de ser Croft, explorar tumbas antigas, coletar artefatos e resolver puzzles incríveis. Eu, como Gamer, muito embora ache o visual de Croft um pouco exagerado antigamente, isso não me importunou o suficiente, mas trazer Croft para a realidade das garotas atuais, é realmente algo muito importante para apagar esse tipo de imagem pejorativa, como de não conseguir se identificar ou se sentir magoado por estarem retratando mulheres dessa forma. 

Não estou aqui para mudar a sua opinião em relação ao passado, mas gostaria de apresentar um ponto para ser pensado, muito embora isso não me incomode, existem outras gamers mulheres que se incomodam e é bom refletirmos sobre. 

0 Comentários:

Postar um comentário

Demostre sua opinião sobre esse artigo!

 

Coprights @ 2021, Tomb Raider Level Editor. All Rights Reserved. © 2021 Square Enix Limited. Developed by Eidos Interactive Corporation. All rights reserved. SHADOW OF THE TOMB RAIDER, TOMB RAIDER, CRYSTAL DYNAMICS, the CRYSTAL DYNAMICS logo, EIDOS-MONTRÉAL, the EIDOS-MONTRÉAL logo, and LARA CROFT are registered trademarks or trademarks of Square Enix Limited. SQUARE ENIX and the SQUARE ENIX logo are registered trademarks or trademarks of Square Enix Holdings Co., Ltd.