Review de Shadow of the Tomb Raider!

O que encontramos em Shadow of the Tomb Raider?

A partir de agora, você entrará no mundo de Shadow of the Tomb Raider, um aviso importante, este Review é completo, portanto, conterá uma massiva quantidade de spoilers, que você pode optar por não ler, esteja consciente desde logo que esse texto contém SPOILERS
Além disso, iremos esconder nomes de personagens chaves do jogo, não revelaremos muitos detalhes históricos, daremos ênfase na parte técnica e análise da personagem principal da trama, Lara Croft!

O primeiro Review de Shador of the Tomb Raider, você pode encontrar no link abaixo:

Obrigada a Square Enix e a Crystal Dynamics por tornar esse Review possível. Recebemos a cópia antecipada de Shadow of the Tomb Raider! 


Shadow of the Tomb Raider é a aventura definitiva de Lara Croft que corrigiu as falhas de Tomb Raider 2013 e Rise of the Tomb Raider, ele é a soma de tudo que encontramos nos anteriores, com um novo plus, totalmente redesenhado, todavia, embora haja elementos que foram apresentados nos anteriores, é um jogo completamente novo, com uma história robusta, com um roteiro trabalhado e foco no desenvolvimento de Lara Croft como ser humano.

Encontramos uma Lara Croft forte e determinada que não mede esforços para buscar o que almeja, mesmo que isso importe na destruição do mundo. O caminho principal da história é apresentar uma Lara Croft humana. Ser humana significa possuir falhas, egoísmo e sentimentos, Lara possui um apreço por sua amizade valiosa com Jonah, que construiu no decorrer das histórias anteriores, personagem este, que a acompanha durante toda a aventura, inclusive, em acampamentos, onde se encontra a maioria das conversas entre os dois personagens, essa parte da história foi muito bem desenvolvida. Quando iriamos encontrar uma Lara Croft capaz de abraçar alguém ou expressar sentimentos por outra pessoa?





Shadow of the Tomb Raider responde algumas perguntas que foram deixadas nos jogos anteriores, como: 
Quem está por trás da Trinity?
 O que eles procuram?
 E ainda, detalhes da morte de seu pai.

Paititi, localizada no Peru, é a cidade central do jogo, conhecida também, como cidade oculta, a história começa a se desenrolar desse ponto. A demo que foi apresentada e que jogamos em um evento de revelação de Shadow of the Tomb Raider, encontra-se na parte inicial do jogo, no México, onde Lara procura qual é a cidade correta para começar a sua exploração e que a Trinity estava tomando um caminho errado, que curiosamente, é no Brasil. 
Infelizmente, não daremos detalhes mais profundos para não afetar o desenvolvimento pessoal de cada um na história de Shadow of the Tomb Raider, que vocês poderão conferir no dia 14 de setembro e para aqueles que adquiriam a pré venda, no dia 12/09/2018.



O sistema de habilidades de Shadow of the Tomb Raider está mais intuitivo, podendo ser personalizado no estilo de jogar de cada um. 



Quando a Lara Croft vai em um acampamento, são apresentadas três opções:
  • Habilidades: Onde você poderá melhorar a sua forma de jogar como instintos de sobrevivência.
  • Inventário: Todos os equipamentos de Lara Croft estarão presentes nessa parte, inclusive as roupas de corpo inteiro e aquelas que podem ser fabricadas com recursos.
  • Viagem rápida: Forma de se deslocar no mapa sem precisar percorrer por ele.


Algumas habilidades só podem ser desbloqueadas no decorrer da história ou explorando tumbas. Nas habilidades você pode melhorar a técnica de exploração, o combate corpo a corpo, forma furtiva de combate, natação, dentre outros. 


As armas podem ser melhoradas com os recursos encontrados no mapa, como pele de animal. 
Se você jogou Rise of the Tomb Raider, a aventura anterior de Lara, você poderá desbloquear todas as roupas que contém em Rise of, e ainda mais, as roupas clássicas também estão presentes!!





As tumbas estão mais difíceis e exigem maior habilidade intelectual em relação as tumbas dos jogos anteriores. Ao final de cada tumba é concedido a Lara, uma habilidade. 



Nas criptas, muito embora não exija habilidade intelectual, Lara deverá ter atenção e destreza, pois nelas, encontram-se armadilhas mais aprimoradas, é um desafio a cada passo. Ao final, é concedido roupas ou armas. 








Existe uma linha tênue entre a história principal e as missões secundárias. As missões secundárias ajudam a construir a história principal, indo além, é um aprendizado constante, fortificando que Shadow of the Tomb Raider está tentando construir uma Lara Croft mais humana e próxima da realidade. 







Shadow of the Tomb Raider contém um vasto mundo a ser explorado e uma imensidade de coletáveis que ajudam a compor a história. A quantidade de coletáveis e exploração foram ampliadas para proporcionar uma experiência única. Lara Croft é capaz de explorar tanto a terra como a água. Na água, Lara é capaz de coletar recursos de sobrevivência, relíquias e retirar minérios. O folego é limitado, mas conforme você vai desenvolvendo a personagem, a quantidade de tempo que é proporcionado debaixo da água é consideravelmente aumentado, possibilitando uma exploração mais vasta e dinâmica. Isso é uma mudança drástica, já que em Rise of the Tomb Raider, com equipamento devido, havia a possibilidade de se ter um folego infinito. Durante a sua passagem pelas cidades, ainda é possível conversar com várias pessoas nativas da região, descobrindo sua história; conversando com as pessoas locais, você pode conseguir localização de coletáveis no mapa.  Quanto mais se explora, mais experiência se adquire e com isso, a personagem evolui, ficando cada vez mais forte.

O jogo do começo ao fim é uma aventura frenética que você não consegue respirar e quando chega no fim, você pensa: Ufa, respirei, porém, com aquele desejo de "quero mais". Todavia, essa é maior falha que o jogo possui, na nossa opinião. Por que Shadow of the Tomb Raider é tão curto? Sei, que há inúmeras justificativas para tanto, os personagens foram bem trabalhados, cada personagem tem seu dialeto nativo, a história possui muito detalhes que são expostos de ponta a ponta no jogo, mas, essa é aventura definitiva de Lara Croft, é o fechamento de uma trilogia! É um marco! 
Em uma tentativa de corrigir isso, a desenvolvedora, prometeu lançar conteúdo extra todo mês para ajudar a expandir a aventura principal, só nos resta aguardar por esse conteúdo.  

Os gráficos estão incríveis no Xbox One: a personagem, os cenários estão muito bem trabalhados, a grandiosidade de elementos e sua riqueza de detalhes, fazem com que Shadow of the Tomb Raider tenha o melhor gráfico da trilogia. 



















Os desafios continuam com a mesma essência, porém, mais complexos e diversificados. Os instintos de sobrevivência são úteis para localizar cada um desses desafios. 






Os comerciantes podem ser encontrados por todo mapa que contém uma cidade, e neles, é possível adquirir armas, equipamentos úteis para o desenvolvimento do jogo e recursos em geral.




O mapa geral na qual você pode visualizar o ambiente, continua seguindo o padrão de Tomb Raider 2013 e Rise of the Tomb Raider, enquanto que o loading tem um diferencial muito interessante, ele possui animações e conforme você vai progredindo no jogo, o eclipse vai acontecendo, achei isso incrível, depois, notem! 








Depois de tudo que foi apresentado, podemos concluir que Shadow of the Tomb Raider, na nossa opinião, foi o melhor jogo da trilogia que se iniciou com o reboot em 2013, muito embora, a maior falha seja a sua duração curta, Shadow of ainda consegue entregar um excelente trabalho que durou aproximadamente 3 anos de desenvolvimento. As falhas encontradas em Shadow não ofusca em nada o que os desenvolvedores buscaram entregar, uma personagem forte, uma aventura épica e uma história muito bem desenvolvida. 

NOTA: 9,5




Obrigada pela leitura do Review, espero que tenham gostado! 
Já estamos a espera da próxima aventura de Lara Croft!

1 Comentários:

Demostre sua opinião sobre esse artigo!

 

Coprights @ 2021, Tomb Raider Level Editor. All Rights Reserved. © 2021 Square Enix Limited. Developed by Eidos Interactive Corporation. All rights reserved. SHADOW OF THE TOMB RAIDER, TOMB RAIDER, CRYSTAL DYNAMICS, the CRYSTAL DYNAMICS logo, EIDOS-MONTRÉAL, the EIDOS-MONTRÉAL logo, and LARA CROFT are registered trademarks or trademarks of Square Enix Limited. SQUARE ENIX and the SQUARE ENIX logo are registered trademarks or trademarks of Square Enix Holdings Co., Ltd.