
A Digital Foundry comparou a mais nova versão de Rise of Tomb Raider com a versão do Xbox One, confiram o resultado abaixo:
Assim como no Xbox One, a versão PS4 corre a 1080p nativos com anti-aliasing pós-processamento que mais uma vez deixa a desejar.
Uma solução AA temporal teria produzido resultados melhores, mas a imagem continua muito nítida. Já o filtro de texturas faz o mínimo, não é muito problemático, mas tal como no Xbox One, consegue surpreender com blur perceptível em ângulos oblíquos. O mais fascinante é que a versão Xbox 360 continua a apresentar melhor filtro de texturas que as versões do Xbox One e PS4.
O motion blur de alta qualidade está presente nos dois consoles da nova geração, e o bug que fazia com que o efeito estivesse ausente em algumas cenas foi corrigido para a versão PS4.
Apesar de ambos os jogos estarem muito aproximados em termos visuais, existem melhorias na versão mais recente. A primeira dessas melhorias é a oclusão ambiental, já que a versão PS4 apresenta a mesma solução que foi refinada para a versão PC sobre o que havia apresentado originalmente no Xbox One.
A segunda é a qualidade dos reflexos especulares, que foi adicionada à versão PC na sua primeira atualização. A solução vista no Xbox One causa a sensação de maior aliasing, enquanto no PS4 temos uma qualidade similar a very high (Ultra) do PC, que cria uma imagem mais limpa.
A terceira é a qualidade das cutscenes. No Xbox One, as cutscenes correm 1440x1080 e no PS4 foram melhoradas para 1080 nativa e conseguem tornar-se mais refinadas em cenas de maior detalhe. Depois temos as sombras, e apesar das cascatas de sombras apresentarem o mesmo nível de qualidade, existem cenas em que a versão Xbox One apresenta sombras simplificadas, enquanto no PS4 temos algo mais similar a versão PC.
Quanto à performance, a nova versão opera a 30fps, tal como no Xbox One, mas aqui a v-sync está ativada a todo o tempo. Isto permite que o jogo mantenha um rácio de fotogramas estável e muito sólido. No Vale Geotérmico, um dos locais mais exigentes do jogo, vemos a versão Xbox One apresentar ligeiros slowdowns e screen-tearing, alcançando uma média de 28fps, enquanto no PS4 apenas foi encontrada uma pequena descida. No Xbox One S, os problemas de performance são resolvidos e o rácio de fotogramas se mantém consistente todo o tempo, removendo qualquer diferenças.
Rise of the Tomb Raider mantém uma performance muito firme a 1080p30 no PlayStation 4 e no Xbox One, mas algo que poderá desanimar os jogadores é a latência nos comandos e a exagerada zona morta. Isto é algo que infelizmente não foi corrigido para a versão PlayStation 4, que ficou exatamente igual na versão Xbox One. Retira muita diversão dos combates e torna a ação mais lenta do que deveria.
Daqui a um mês, o PlayStation 4 Pro permitirá experimentar uma nova versão de Rise of the Tomb Raider e talvez a latência nos comandos seja corrigida.
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