Tomb Raider: Conheça os melhores e os piores da série


Tomb Raider é uma série muito importante na história dos videogames. Ao lado de Mario 64, este jogo ajudou a definir como um título em três dimensões deveria funcionar em termos de câmera e movimentação. Ainda mais importante do que isso, ele foi o primeiro título interativo a catapultar um protagonista feminino para uma posição de completo estrelato. Para celebrar esta que é uma das séries mais importantes do mundo dos games, o TechTudo decidiu criar uma pequena lista com os melhores e os piores jogos protagonizados pela Lara Croft.
A Lara dos tempos modernos (Foto: Divulgação)A Lara dos tempos modernos (Foto: Divulgação)
Por mais que algumas personagens mulheres já tivessem alcançado algum status entre os fãs do gênero, notoriamente Samus Aran e Chun-Li, Lara Croft atingiu uma dimensão jamais antes imaginada. É claro que não podemos nos esquecer de que nem tudo sobre isso representa algum avanço, especialmente se levarmos em conta que a personagem também foi a primeira personagem de videogames a ser massivamente objetificada, estampando capas de revistas masculinas e fazendo adolescentes e marmanjos babarem em suas curvas digitais.
Apesar do sucesso estrondoso inicial, que rendeu até mesmo dois filmes protagonizados por Angelina Jolie, a franquia acabou sendo super explorada pelos seus criadores, resultando em diferentes jogos de qualidade duvidosa. Apenas o Sonic tem uma coleção comparável que junta títulos incríveis e medíocres na mesma prateleira. Confira a lista completa!
Os Melhores:
O segundo Tomb Raider cumpre todas as exigências de uma grande sequência. Ele pegou tudo o que dava certo no primeiro jogo e expandiu para que se tornasse ainda melhor. O novo título era maior, mais bonito e melhor produzido que o original e ajudou a elevar ainda mais a popularidade da franquia.
A musa digital de 1997 (Foto: Divulgação)A musa digital de 1997 (Foto: Divulgação)
Em Tomb Raider II Lara visita vários lugares reais, como Veneza e a Muralha da China, em busca de encontrar a Adaga de Xian, um artefato místico capaz de transformar seu possuidor em um dragão cuspidor de fogo.
Tomb Raider (2012)
O título mais recente da franquia recebeu o mesmo nome do jogo original e funciona como uma espécie de rebot. Aqui encontramos Lara Croft bem mais nova, antes de se tornar a aventureira que nós todos conhecemos.
O reboot decidiu deixar de lado os aspectos mais limpos da série (Foto: Divulgação)O reboot decidiu deixar de lado os aspectos mais "limpos" da série (Foto: Divulgação)
O novo Tomb Raider foi sujeito a estranhas coincidências. Por um lado,  a temática da série foi uma das principais inspirações para o excelente Uncharted. Apesar disso, a nova empreitada decidiu seguir passo a passo o que deu certo no game de Nathan Drake, resultando em praticamente uma cópia bem feita desta clássico de PS3 com a narrativa voltada para Lara.
O jogo foi um sucesso retumbante de crítica e vendas, assegurando o futuro da série Tomb Raider para as novas gerações.
Tomb Raider (1996)
Existem poucos jogos capazes de definir uma geração de consoles. Tomb Raider foi uma destas raras pérolas para a geração 32 bits (lançado para PlayStation, Saturn e PCs), um molde que seria usado como referência para todos os jogos subsequentes da série.
Em 1996, esses gráficos eram absolutamente incríveis (Foto: Divulgação)Em 1996, esses gráficos eram absolutamente incríveis (Foto: Divulgação)
Talvez este não seja exatamente o melhor jogo de Lara Croft, mas ele foi o primeiro e mais marcante jogo da milionária inglesa. Uma aposta da desenvolvedora na época, que acabou revolucionando a jogabilidade em 3D com uma câmera que funcionava melhor do que a maioria, e polígonos que na época pareciam muito realistas.
Os Piores
Infelizmente a série também foi assolada por muitos jogos terríveis. Confira agora os games que podem ser considerados os piores de toda a franquia da brava heroína:
A primeira vez que a série sofreu de fadiga do público, depois de lançar três títulos bem sucedidos, Tomb Raider Chronicles era mais um jogo com alterações mínimas a fórmula do original. O público se cansou de pagar pela mesma coisa e Chronicles se tornou o título de Lara menos vendido na época (depois ele seria superado nesse quesito).
Chronicles foi lançado para o finado Dreamcast da Sega (Foto: Divulgação)Chronicles foi lançado para o finado Dreamcast da Sega (Foto: Divulgação)
Chronicles não é um jogo horrível, muitos fãs até gostam dele, mas para o público comum era um jogo exatamente igual aos seus antecessores sem praticamente nenhuma novidade.
O primeiro jogo verdadeiramente de terceira geração da série (lançado para PC, Xbox 360, PS3 e Wii), quebrou uma boa sequência de lançamentos da Crystal Dynamics, que começou com Tomb Raider Legend e prosseguiu com o Remake batizado de Anniversary. O problema de Underworld, além da história fraca, foram os graves defeitos de câmera, além de um inteligência artificial sofrível.
Underworld só tinha visuair interessantes, mas faltava conteúdo (Foto: Divulgação)Underworld só tinha visuair interessantes, mas faltava conteúdo (Foto: Divulgação)
Apesar dos novos e impressionantes visuais, e a captura de movimentos feita com a medalhista olímpica Heidi Moneymaker, os fãs não ficaram empolgados e o título só vendeu 2.6 milhões de cópias, o que colocaria a série na geladeira até o reboot de 2012.
O primeiro jogo de Tomb Raider para uma nova geração de consoles. A ideia aqui era dar uma nova vida à marca que já não conseguia mais vender bem como em seus primeiros games. A primeira experiência com o PlayStation 2 foi absolutamente desastrosa, os fãs odiaram o jogo pelos seus controles terríveis, câmera ruim, bugs sem fim e um sistema de combate medíocre.
Angel of Darkness quase sepultou a série de tão fraco (Foto: Divulgação)Angel of Darkness quase sepultou a série de tão fraco (Foto: Divulgação)
A coisa foi tão grave que a Eidos decidiu demitir o estúdio responsável pelo jogo, contratando a Crystal Dynamics para cuidar da série (posição onde ela se encontra até hoje). Angel of Darkness entraria para a história como o pior jogo de Tomb Raider.
Fonte: Techtudo

0 Comentários:

Postar um comentário

Demostre sua opinião sobre esse artigo!

 

Coprights @ 2021, Tomb Raider Level Editor. All Rights Reserved. © 2021 Square Enix Limited. Developed by Eidos Interactive Corporation. All rights reserved. SHADOW OF THE TOMB RAIDER, TOMB RAIDER, CRYSTAL DYNAMICS, the CRYSTAL DYNAMICS logo, EIDOS-MONTRÉAL, the EIDOS-MONTRÉAL logo, and LARA CROFT are registered trademarks or trademarks of Square Enix Limited. SQUARE ENIX and the SQUARE ENIX logo are registered trademarks or trademarks of Square Enix Holdings Co., Ltd.