Criando um nível de Trem (Usando o DxTRE3D)


A primeira coisa que você precisa é o nível base de Desert Railroad.
Ao contrário do TRLE, como podemos ver na imagem do Mapa 2D devemos criar as salas na horizontal




As salas que serão as estradas, terão que estar nas coordenadas Y 32 - Z 49 
O solo/terreno também a Y 32 
A coordenada Z 49 é justamente a dos trilhos e dos vagões.


A sala correspondente as estradas tem de ser de 3 quadrados no chão e 1 bloco alto. As salas de ambos os lados devem ser de 4 quadrados no chão cada um.
A coordenada Y 32 é equivalente ao 0 do TRLE, quer dizer que se a Lara ou qualquer inimigo fizerem contato com o chão irão morrer.



Criamos portas entre as salas correspondentes ao terreno, nesse caso 1, 2 e 3 a sala #4 é o vagão
Nas salas 1 e 3 colocamos textura zero, nas paredes, piso e teto, mas é claro que essas 2 salas vão ser definidas depois nas propriedades.


Na sala #2 somente aplicamos textura zero, no piso e na parede.


Agora vamos configurar as texturas do terreno e das faixas que dão a impressão de que o trem está em movimento.


Não importa onde estejam nossa página de texturas, mas sim como se definem o grupo de texturas animadas. Importante que sejam definidas como Animated Set #1 
Na sequência, os quadros como mostrados na foto.


Abrimos a janela de Compilar e em Arquivos auxiliares-> Jogo de texturas colocamos 1


Não importa quantos jogos de texturas animadas colocamos em nosso nível, mas é fundamental que as que pertencem a terra e aos trilhos sejam o jogo #1 para que tenham o efeito do tipo scroll/rolagem. 


Com relação ao jeep e aos inimigos: 
Para que esta ação funcione corretamente tem que ter em conta o seguinte:


Para usar o jipe inimigo e o vilão, ambos devem ser colocados três quadrados longes do trem, e colocar nos dois o mesmo código OCB, também se deve colocar um objeto AI-X1 com o mesmo código OCB que o do vilão e o jeep. Quando o jeep for ativado, vai avançar em linha reta até alcançar o objeto AI_X1 (a partir daí deve ter pelo menos, o primeiro e o quarto setor do vagão, livres para o salto) onde será reduzida a velocidade para que o inimigo salte até o trem.


O código que se dá aos 3 objetos, é o 101. 


Sugestão; para que não se possa ver o jeep e o inimigo durante o jogo até ativá-los, recomendo que coloque neles um ''I''(Invisivel) abaixo. 


NOTA: O carro, o vilão e o AI-X1, deverão ser colocados na altura do chão, ou se não o inimigo não poderá saltar até o trem. (o vilão no mesmo setor que o jeep, depois no jogo aparecerá acima). 


Script: 
O nível do trem, é caracterizado principalmente por seu exterior em movimento, ele tem a propriedade de que, se Lara bate no chão, em seguida, morre, por isso não é necessário encher os quadrados inteiramente desencadeando a morte. O que tem que fazer é mudar o script.txt . 


[Level] 
Name= Desert Railroad (nome do nível) 
Horizon= ENABLED (que você vê no horizonte, ou seja, o objeto HORIZONTE)
Layer1= 128,128,96,7 (Escolha as cores do céu, e velocidade) (vermelho, verde, azul, velocidade) 
UVRotate= 11 (Importante, este comando fará com que as texturas das estradas, tenham a animação de deslocamento) 
Train= ENABLED (Importante, este comando é o que ativa muitos dos elementos do nível do trem) 
LoadCamera= 13590,-13100,13778,14313,-12871,12674,19 (As coordenadas da câmara de carga e na sala) 
Level= DATA\train,107 (O nome de TR 4 é sua faixa de áudio original) 


Nota: o valor 11 do UVRotate é a velocidade que se move o trem, menor número, menor velocidade e se colocamos um valor negativo, -11 o trem se move na direção contrária


Bem, este é um script mínimo para fazer um nível de trem (não colocar os parênteses e nem o que está escrito) 


Ok, una vez que esteja colocado no trem o script de comando, compilamos o script  .TXT para ter o script.dat, o copiamos na pasta raiz onde está o executável do jogo. 



Créditos:
Fonte: TR SAGA
Tutorial feito por: Pemon
Traduzido por: Audrey 
Fonte 2:LB editor 


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