Tutorial Parte 2- construindo

Clique em texture> load TGA>maps>cleopal>cleopaltext
depois em objects>load objects>graphics>wadcleopal.was (vamos usar as texturas e objetos do level Cleopatra's palace).Ficará assim:


Construindo e aplicando texturas:
Na area de visão plana, selecione 10 quadrados horizontais por 7 verticais e clique em bound(irá cortar a sala), selecione todos os quadrados do chão e clique com o botão direito do mouse 2 vezes em Ceiling - (uma vez apertado com o botão direito
é a mesma coisa que 4 cliques com o esquerdo). Sua sala vai estar em um tamanho que de para trabalhar bem. Selecione os quadrados do canto e clique em wall, repare que na direita da sala o chão esta um pouco mais alto da imagem logo abaixo, selecione esse quadrados e clique em floor + apenas uma vez, deixa a sala exatamente como na imagem:



Ative o botão Face Edit e coloque as texturas adequadas para o chão e a parede, como na imagem
perceba que a textura esta esticada e embaçada quando aplicada na parede, isso é porque a textura é quadrada e foi colocada em uma superfice retangular. Para arrumar selecione a parede
e vai clique nos botões Ceiling - para descer uma linha do teto, e Floor + para subir uma linha.
sua sala deve ficar assim:

Pronto! Agora a sala esta perfeita para colocar texturas e iluminação!
Bom você pode colocar texturas a seu gosto, mas se quiser uma idéia olha nas texturas que eu fiz:

Dicas:
1-Quando você aplica a textura e clica com o botão direito do mouse ela gira
2-Você pode colocar um efeito espelho na textura, confira testando no seu mapa, segura control e clique com o botão esquerdo em cima ma textura e veja o que acontece.


Conectando salas:

Agora vamos fazer uma porta acima, mas antes disso desça o teto na mesma parte em que você subiu o chão (olhe na imagem anterior) e aplique a textura somente nessa parte do teto.
Feito isso clique em New Up, não mecha em nada, apenas clique em Ok, você verá uma nova sala em cima da primeira, faça o esquema das paredes para colocar texturas.
Confira na imagem:


Lembre do teto que você desceu ? Então, ele fica como um chão quando conecta duas salas!

No outro canto selecione os dois quadrados do chão no canto da sala, mas como selecionar sendo que não tem chão ali?
Na grade de visão plana selecione com o botão direito do mouse os quadrados do canto e clique no botão floor e eleve essa parte em um clique.
confira :

clique em Select logo abaixo da grade de visão plana e selecione uma sala vazia(empyt), corte ela em 2 quadrados por 3, e ative o botão 2D Map, você ira ver suas salas vistas de cima. Selecione o corredor, e apenas encoste essa sala na outra, e selecione na grade de visão plana, as paredes do lado esquerdo (estão de cor cinza) e clique em door.
confira:


Agora você conectou o corredor na primeira sala!
feito isso coloque todas as texturas que devem ser colocadas, vamos para a iluminação!

Iluminando as salas:

Hora de iluminar as salas. Vá no painel de iluminação, ative o botão Lighting, vamos diminuir os valores RGB(Red, Green, Blue) do mapa, vamos deixar esta sala escura. A cada valor coloque 20 para poder diminuir a intensidade, faça isso em todas as salas, caso não veja diferença ative e desative o botão Lighting.
confira:


(nesta imagem mudei algumas texturas)
nesta imagem eu ja coloquei o ambiente luzes e sombras, as luzes você pode colocar a sei gosto.

agora vamos colocar uma escada para subir na sala de cima, na grade de visão plana você pode observar os quadrados verdes da Room 0, no chão você ira ativar o botão Climb no local que lara vai escalar, cada um desses botões ativa um lado para lara escalar e coloque uma textura de escada.
Confira:
OBS: as escadas não podem ser aplicadas das paredes, pois não funcionará quando tentar escalar no game.




Objetos e gatilhos:
hora de colocar objetos (incluindo a lara). Primeiramente vamos testar o game, coloque lara em seu mundo. Para coloca-la va no painel de objetos e tenha certeza que o objeto LARA esteja selecionado, clique em Place Object e clique onde você quer que lara apareça,
confira:

repare que na imagem, a passagem para o corredor que fizemos no começo do editor esta tampada, são os objetos Door type2 e Door type3, são três portas de cada lado uma em cima da outra ( para levantar objetos é só usar os botões floor+ e floor-)
Após colocar a porta coloque atrás das colunas objetos para pegar como medi pack e munição para alguma arma como esta nesta imagem abaixo:
note que ali no canto tem 2 objetos.

agora coloque iluminação nas portas, para fazer isso ative o botão Lighting e clique no objeto(porta), em object tint coloque 55 nos valores RGB.
confira:

é hora de testar o game, clique em play e espere carregar os arquivos, após aparecer o menu vá na fase cleopatra's palace:


Imagens "in game"



Deve estar se perguntando, como vou fazer as portas abrir ? Simples! Feche o jogo. Clique na porta e do lado do botão rosa (localizado na parte central esquerda) estará assim |Trigger <0:0>Door_Ty...|
Após selecionar a porta, vá na sala de cima que selecione aqueles quadrados logo acima da porta e aperte o botão rosa repita isso com todas as portas
confira:

tenha certeza que todas as portas estão no gatilho daquele chão e teste o game



Inimigos:
Bom os inimigos é o mesmo esquema das portas, você pode coloca-los quando aciona uma porta, quando pega um objeto ou ele vir por traz.
No caso eu coloquei o inimigo logo quando começa o nível. Objeto: HARPY
coloque a Harpia perto de Lara, clique no inimigo e ative o gatilho na onde esta lara
confira:

Feito isso teste o jogo.


Dicas:alguns objetos como Flame emitter 1, 2... só são ativados com gatilhos, o objeto é tipo uma pirâmide, outros também são como Al_Patroll, com esse gatilho o inimigo fica de guarda, e Al_Modify com que ele faz ele ataque.

Ativando gatilhos com chaves e alavancas

aqui há um tutorial do TR search, nele ensina passo a passo.
OBS: (não é a versão next generation mas da para fazer do mesmo geito)

Parte 2 completa

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